sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Um pouco de História.. Aliança de Casamento

Recebi esse adorável texto de uma amiga (Val). Ela viu na Internet e achou muito interessante e me enviou para postar no Blog. Vale a pena dar uma lida..

Qual a origem da aliança de casamento? Onde surgiu este hábito? Você já pensou nisso? Mais do que a cerimônia em si, o que sacramenta o casamento e se torna a prova viva e material da união do casal são as alianças. Elas é que mostram, de maneira tátil e visível que uma pessoa é casada. São um símbolo de beleza, status e principalmente de orgulho para a vida do casal.

O que poucas pessoas sabem é a história da origem da aliança de casamento e o seu significado verdadeiro. A aliança é em forma de circulo, ou seja, representa toda a perfeição de uma unidade perfeita, que não tem começo ou fim. Na verdade, dizem os historiadores que os Faraós do Egito foram os primeiros a usarem esse símbolo que na época significava eternidade. Era como uma promessa pública de honrar um compromisso ou um contrato. E o casamento nada mais é do que a honra de um compromisso que o casal faz perante a sociedade.

As primeiras alianças eram feitas de ferro. Só na idade média é que começaram a usar outros materiais para produzi-las, como o ouro e as pedras preciosas. As pedras mais populares das alianças eram o rubi que simbolizava o vermelho (coração), a safira que é azul e representava o céu e o famoso e intocável diamante.

Somente em 1549 é que ficou decidido finalmente em qual mão a aliança de casamento deveria ser usada. Na verdade foi até escrito um livro, o Livro de Orações Comuns. Ali estava descrito todo o ritual de casamento, inclusive que os casados deveriam usar a aliança na mão esquerda. Desde então ficou definido que os  casais casados usam a aliança na mão esquerda.

Alguns relatos dizem também que os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d’amore) que estava diretamente ligada ao coração, or isso seria neste dedo que a aliança de casamento deveria ser usada.

Outro fato curioso é que até o século XIII não existia o hábito de usar aliança de noivado ou até mesmo de compromisso. Somente as pessoas casadas é que usavam alianças. Antes disso, não se era comum usar uma aliança como símbolo de compromisso.

As alianças de compromisso ou noivado só começaram a ser usados em 1477 por imposição do Papa Inocente III, que determinou que a aliança de noivado ou compromisso serviria para observar o período que iria do pedido de casamento até a data da realização da cerimônia.

Apesar de todas essas indefinições, há historiadores que dizem que os judeus já usavam a aliança como forma de matrimonio muito antes de os cristãos começarem a usá-la em suas cerimônias. No começo, a aliança também servia como um certificado de propriedade. Isso mesmo, a aliança nada mais era do que um contrato que dizia que o noivo havia comprado a noiva. Ou seja, ela não estaria mais disponível para nenhum outro pretendente.

Hoje em dia, a aliança tem quase o mesmo propósito. Os casais usam anéis de noivado ou de compromisso para mostrar para a sociedade que não estão mais disponíveis para novos pretendentes. É  um significado, digamos  que mais moderno de ‘reserva’ de uma pessoa.:)


Algumas crenças surgiram em torno da aliança de casamento. Por exemplo, os escoceses acreditam que as mulheres que perdem a aliança de casamento estão condenadas a também perder o marido. Isso  prova a importância que a aliança de casamento tem em certas sociedades. Mas independente da sociedade , religião ou cultura em que vivemos o certo é que todas nós que temos compromisso efetivo com alguém sonhamos em usar uma linda aliança! 

Mil Beijos, 
Ju

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Despedida de Solteiro

Com certeza um dos assuntos mais polêmicos é a famosa despedida de solteiro.

Os homens querem passar a última noite de solteiro com os amigos e a mulherada curtir com as meninas, antes de se tornar uma senhora.

Geralmente quem organiza as despedidas são os padrinhos do noivo e madrinhas da noiva.

Para eles os amigos podem organizar uma festa (de preferência sem mulheres) ou algo que seja divertido para eles.

As mulheres podem também curtir uma festa organizada pelas amigas (de preferência sem homens) e se divertir até o sol raiar...

Uma opção para os casais que não querem fazer a despedida de solteiro é um chá bar. Ele é semelhante ao chá de cozinha, mas o casal chama todos os amigos (homens / mulheres) e compartilha com eles uma festa bem alegre e divertida.

Também muito legal são os amigos organizarem um jantar romântico para o casal.. em um lugar diferente, feito para o casal que vai se unir em breve.

É muito importante tomar cuidado com a despedida de solteiro. Caso exista alguma traição e a outra parte descobrir, pode ser o fim do casamento..

Então pessoal, aproveitem e acima de tudo, respeitem muito a pessoa que esta do seu lado.

Jamais deixe atos impensados de um momento, estragar algo que podia ter sido lindo e que você pode se arrepender por muito tempo... 



(Fonte: Foto Internet) 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Posição dos Noivos no Altar


O altar é o local onde estão as pessoas mais especiais da festa. Por isso um lugar de destaque. Sabemos que tais pessoas são as mais olhadas e apreciadas da festa, que estão ali juntos dos noivos, para prestigiar esse momento tão especial.

Noivo – no lado direito.

Noiva – no lado esquerdo.

Pais e Padrinhos do Noivo – no lado direito.

Pais de Padrinhos da Noiva – no lado esquerdo.

Dama de Honra e Pajens – Pode ser em ambos os lados.



Conta à lenda que a razão da noiva ficar do lado esquerdo do noivo tem sua origem entre os anglo-saxões. O noivo, para proteger sua amada de ataques de dragões ou outras ameaças (como rapto da noiva), ficava com o braço direito livre para sacar sua espada e defender sua paixão.  

Verdade ou não, mantemos essa tradição e isso dá um toque especial na cerimônia.

Beijos e Queijos.

Ju Adarah

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um sonho de Buffet..


Talvez o mais problemático detalhe de um casamento é a escolha do buffet.. Quantas pessoas cabem, como é o espaço, a comida, o atendimento, etc e etc..

Primeiramente tenha a definição de quantas pessoas vai convidar. Sabendo disso, fica mais fácil ir nos lugares certos e pedir cotação.

Veja quais as vantagens e serviços que o Buffet te oferece. Os aperitivos de entrada, os pratos servidos no jantar, saladas, frutas e bebidas.

Alguns buffets cobram bebidas à parte. Alguns oferecem a opção de ter salgadinhos (coxinhas / risoles / etc) e eu particularmente acho uma festa sem salgadinhos muito sem graça.. heheehhe

Outro fator a ser observado é se o Buffet, oferece decoração para a festa. Continuo falando que lugares com muitas flores, incomoda os convidados e o ideal e ter poucas flores. Aposte em luzes ambientes que deixam o lugar com um charme todo aconchegante, que podem ser da cor da festa..

Uma iluminação com velas também fica lindo, mas cuidado com crianças e pessoas mais “estabanadas” perto dessas velas.. todo cuidado com a segurança de todos deve ser pensado.

Por falar em segurança é importante que tenha pelo menos três pessoas cuidando da paz de seus queridos convidados. Caso o Buffet não tenha esse serviço, vale à pena contratar um empresa que vai deixar os noivos tranqüilos caso surja algum imprevisto.

Cabe perguntar sobre o estacionamento para seus convidados e onde as pessoas podem deixar seus veículos com segurança.

Quando fechei o Buffet de meu casamento, fui questionada se gostaria de ter serviço de limpeza disponível na minha festa. Não tive dúvidas, que tais profissionais, são indispensáveis para uma boa festa. Não conseguia imaginar copos quebrados no chão, cacos espalhados e bebida derramada, fazendo todos escorregarem sem alguém pronto para resolver isso.

Dica valiosa: Pesquise, mas pesquise muito.. Existe uma infinidade de Buffets com serviços maravilhosos para te oferecer.

Um grande Beijo.  

Será que vai dar tempo??

Uma das principais preocupações de quem vai subir ao altar é com o tempo. Já vi muitos casais pensando se conseguirão fazer tudo dentro do prazo.

Claro que com planejamento tudo fica mais "tranquilo" porém é possível sim, organizar um casamento em 06 meses ou menos (quando se tem uma grana sobrando, pois os prazos de pagamentos dos serviços ficam menores).


(Fonte: Foto Internet)

Importante: No dia do casamento, você deve estar com toda a festa e serviços pagos. Isso é exigência da maioria dos prestadores de casamento e serve também para o casal começar uma vida nova sem divídas.

É ai que a Adarah Asssessoria entra em ação: Organiza seu casamento no tempo que for, sem que você fique na "neura" do tempo.